Opinião: Memorial do Convento de José Saramago

 

Livro: Memorial do Convento

Autor: José Saramago

Páginas: 400

Sinopse: Era uma vez um rei que fez promessas de levantar um convento em Mafra. Era uma vez a gente que construiu esse convento. Era uma vez um soldado maneta e uma mulher que tinha poderes. Era uma vez um padre que queria voar e morreu doido. Era uma vez.

Opinião:

Lembro-me quando José Saramago ganhou o Prémio Nobel da Literatura em 1998, tinha cerca de 12 anos e estava numa aula de português na pequena vila onda cresci (a professora levou televisão e tudo!) e foi quando percebi o impacto da notícia e da importância de tal prémio para Portugal. É um nome incontornável e marcante no panorama literário! Para além do Prémio Nobel foi também galardoado com o Prémio Camões em 1995! A sua escrita “estranha-se” no início, mas depois “entranha-se”!

Esta obra decorre no início do século XVIII, durante o reinado de D. João V e da dura acção da Inquisição. Foi este Rei o responsável pela construção do Convento de Mafra (Palácio Nacional de Mafra) em resultado de uma promessa pessoal para garantir a sucessão do trono. Saramago, não poupa críticas ao poder político e especialmente religioso, que naquele tempo, devido à Inquisição, tinha consequências terríveis na vida dos portugueses.

Baltazar Sete-Sóis e Blimunda Sete-Luas  são duas personagens que acompanhamos ou que nos acompanham – de forma diligente – ao longo deste romance! São duas personagens com uma história de amor invulgar, inocente e com um significado além do tempo! Não sei se Saramago escreve poesia entrelaçada na sua narrativa, mas é sem dúvida, única, diferente, desafiante e marcante!

Classificação: 3*

Citação: “não falou Blimunda, não lhe falou Baltazar, apenas se olharam, olharem-se era a casa de ambos”

Também li deste autor:

O Conto da Ilha Desconhecida

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.