Opinião: Vida Depois da Vida de Raymond A. Moody Jr.

 

Livro: Vida Depois da Vida: Investigação de um fenómeno

– A Sobrevivência à Morte Física (#1, Life After Life)

Autor: Raymond A. Moody Jr.

Páginas: 173

Sinopse: Durante cerca de cinco anos, o Dr. Raymond A. Moody procedeu a estudos que envolveram as declarações de mais de cem pessoas que haviam sido consideradas clinicamente mortas e sobreviveram. As declarações destas sobre o que então passaram, sensacionalmente semelhantes entre si nos seus pormenores, facultam-nos a emocionante prova de que o espírito humano sobrevive à morte.

Opinião: 

Raymond A. Moody Jr. é um psiquiatra norte-americano conhecido pelas suas obras sobre a vida depois da morte e de experiências de quase-morte (termo criado pelo próprio em 1975). Em 1976 foi premiado com um doutoramento em medicina pela Faculdade de Medicina da Geórgia e apresenta-nos, neste livro, uma investigação sobre o fenómeno da morte, de uma forma científica, filosófica e psicológica.

A sua abordagem e análise do tema em questão é diferente de tudo o que já li neste âmbito! Percebemos a sua natureza científica e analítica de médico e terapeuta (com uma mente científica muito apurada). Contudo, percebemos também o seu cuidado e respeito, por tudo o que transcende aquilo que não consegue provar fisicamente!

A obra baseia-se numa série de entrevistas aos mais diversos pacientes que relatam experiências de quase-morte. Pessoas de diferentes crenças e/ou religiões, mas com relatos com vários pontos em comum. Aborda as questões mais cépticas, estabelece paralelos com escritos e filosofias já existentes (Platão, a Bíblia, O Livro Tibetano dos Mortos, etc.) e de forma muito sucinta, aborda este tema que tanto curiosidade suscita nas pessoas: a experiência da morte do corpo físico – e do despertar da consciência, do espírito e da alma na sua verdadeira essência!

Classificação: 3*

Citação: «Se forem reais as experiências que descrevi, isso terá profundas implicações no sentido a dar às nossas vidas. Porque então será verdade que não podemos entender a vida se não tivermos a percepção do que se passa para além dela.»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.