Opinião: Corações Gelados de Laurie Halse Anderson

 

Livro: Corações GeladosCorações Gelados

Autora: Laurie Halse Anderson

Páginas: 232

Sinopse: «Eu sou aquela rapariga. Eu sou o espaço entre as minhas coxas, a luz do sol a derramar-se entre elas. Eu sou a auxiliar de biblioteca que se esconde na “Fantasia”. Eu sou a aberração de circo enclausurada em cera. Eu sou os ossos que eles querem, ligados num molde de porcelana.» Viajei na terra dos Corações Gelados devido às inúmeras leitoras que me escreveram a contar a sua luta com distúrbios alimentares, automutilação e sensação de andarem perdidas. A sua coragem e sinceridade puseram-me no caminho para encontrar Lia e ajudaram-me a compreender a sua devastação. Embora não seja uma história da vida real, Lia foi inspirada nessas leituras, e por isso lhes estou muito grata.

Opinião:

A teia de pensamentos na minha cabeça impede-me de elaborar uma frase lúcida e concisa do que senti ao ler este livro. Existem livros que nos espetam alguma farpas na alma e nos fazem sofrer na proporção das personagens que, no nosso mundo, são reais. Ler este livro é diferente, doloroso, incómodo e, por vezes, triste. Contudo, possui momentos de ternura, sensibilidade e humor. A capa algo surreal deste livro é uma ante visão da obra literária no seu interior.

Laurie Halse Anderson é conhecida por abordar temáticas difíceis nos seus livros. Neste caso os distúrbios alimentares e a automutilação são pano de fundo na vida de uma jovem americana. Uma leitura para todas as idades, com uma escrita perspicaz e uma abordagem acutilante de uma doença que atinge milhares de jovens (e familiares, que sofrem tanto ou mais que as próprias vítimas!) nos dias de hoje.

Uma leitura que recomendo sem hesitações, com uma narrativa acessível e uma poesia muito própria. Há algo de diferente na escrita desta autora. Algo de muito especial. Este é o segundo livro que tenho oportunidade de ler desta escritora – o primeiro foi Grita (que também adorei) – e espero, sinceramente, que não seja o último! Adorei! 

Classificação: 7!

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s