Opinião: Em Defesa de Jacob de William Landay

Livro: Em Defesa de Jacobem defesa de jacob

Autor: William Landay

Páginas: 388

Sinopse: Andy Barber é procurador-geral adjunto num pequeno condado no subúrbio de Massachusetts há mais de vinte anos. Bem-sucedido, é respeitado na sua comunidade como um advogado sério, obstinado e um homem de família feliz, junto da sua mulher Laurie e do filho Jacob. Mas tudo muda quando um crime chocante abala a pequena cidade de Nova Inglaterra. Um jovem de 14 anos é encontrado morto no bosque junto da casa de Barber que naturalmente assume a investigação do caso. Contudo o advogado não estava preparado para o que viria a acontecer: o seu filho Jacob é acusado de ser o assassino. É preciso proteger Jacob que garante ao pai a sua inocência. Andy acredita nele. Tem de acreditar. Mas à medida que o julgamento ganha intensidade, com a descoberta de novos factos e revelações chocantes, que demostram como um pai sabe tão pouco acerca do seu filho, com a ameaça de um casamento prestes a ruir, Andy Barber vai enfrentar o seu próprio julgamento. Inicia então uma luta entre a lealdade e a justiça, entre a verdade e a alegação, entre um passado que tenta enterrar a todo o custo e um futuro que não consegue conceber. Este livro, aclamado pela crítica como o livro do ano, está recheado de mistério e suspense, fala-nos de culpa, traição, de amor incondicional e da forma como a nossa vida pode, num segundo, sair do nosso controlo, para nunca mais voltar a ser igual ao que era…

Opinião:

Já tinha os meus olhos neste livro à algum tempo. A capa, a sinopse, tudo me “chamava” a mergulhar neste romance de crime e mistério. E não me arrependo! Foi a minha estreia com este autor, que não conhecia, mas que pelo que pesquisei, foi procurador-adjunto (à semelhança da personagem no livro) antes de se dedicar à escrita.

Até que ponto os pais conhecem os próprios filhos? É uma questão que, de forma muito vincada, se destaca ao longo da narrativa. Um crime que acontece nos subúrbios de uma cidade calma nos Estados Unidos, vai revelar-se um pesadelo para Andy Barber. Quer pelo facto de ser procurador-geral adjunto do pequeno condado, quer por envolver o seu próprio filho como principal suspeito. Começa o desenrolar de um quebra-cabeças, em que só temos acesso à perspectiva deste pai sofrido e capaz de tudo pelo único filho

Um livro com uma escrita inteligente, cuidada e diferente. Todo o processo em tribunal denota conhecimento por parte do escritor das leis aplicáveis em tais situações, proporcionando veracidade à história neste âmbito. Um óptimo livro para quem gosta de histórias de mistério, crime e com um toque de psicologia à mistura! O final é chocante, controverso e absolutamente abrupto! Arrepia e não deixa ninguém indiferente! 

Classificação: 5*

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s