Opinião: Alex Cross – A Caça de James Patterson

Livro: Alex Cross – A Caça (Série Segundo Cross n.º 3)alex cross a caça

Autor: James Patterson

Páginas: 384

Sinopse: O detetive Alex Cross é chamado ao local do pior crime a que alguma vez assistiu. Uma família inteira foi assassinada de forma brutal e impiedosa, e uma das vítimas era uma antiga paixão sua.

O mesmo tipo de crimes sucede-se, mantendo um padrão semelhante: a morte de famílias inteiras, cujos corpos são depois objeto de uma crueldade violenta. Alex Cross e a sua namorada atual, Brianna Stone, mergulham neste caso e enredam-se na teia do mortífero submundo de Washington DC. Aquilo que descobrem é tão chocante que mal conseguem compreendê-lo: os assassinos pertencem a um gangue altamente organizado, encabeçado por um diabólico senhor da guerra conhecido como Tigre. Quando o rasto deste temível assassino desemboca em África, Alex sabe que tem de segui-lo. Desprotegido e só, Alex é torturado e perseguido pelo gangue do Tigre.
Conseguirá Alex caçar o seu inimigo, ou será ele próprio a caça?

Opinião: 

Mais uma vez, James Patterson, apresenta-nos um policial de cortar a respiração. Os capítulos são sucintos o que aumenta o suspense e facilita a leitura de uma forma extraordinária. Os outros dois livros que li eram passados nos EUA. Este livro leva o “nosso” protagonista para o continente africano, mais especificamente a Nigéria, em busca de um assassino a soldo, o Tigre. As condições humanas, neste país situado a oeste de África, são retratadas neste livro de uma forma extremamente degradante. Cheio de injustiças sociais e políticas que afectam, sobretudo mulheres e crianças, que são submetidas às acções e situações mais bárbaras que possamos imaginar. Esta temática abordada no livro deixou-me curiosa e fui pesquisar um pouco sobre este país. Qual não foi o meu espanto ao perceber que muitas das situações retratadas correspondem, infelizmente, à realidade actual. Constitucionalmente, este país é um Estado laico com liberdade religiosa. Todavia, na realidade, isso não se reflecte. Havendo muitas vezes imposição, pela força e violência, de ideais religiosos extremistas.

Voltando ao livro em questão, estamos perante uma Caça em que muitas vezes não sabemos quem é o caçador e quem é a presa. O ritmo é desenfreado. Catastrófico. Por vezes extremamente violento e inumano. Mas cheio de acção e momentos muito empolgantes de leitura. Por vezes, senti que estava a ver um filme de acção com o Bruce Willis (não me perguntem porquê) como protagonista (lol).

Tem momentos de romance, de família, de emoção e de compaixão. Estas são algumas das razões pelas quais gosto muito deste protagonista. Consegue mostrar-nos uma faceta fria, destemida e corajosa. Mas simultaneamente é um ser humano frágil, compreensivo e muito altruísta para com os que o rodeiam. Cada vez gosto mais deste escritor e desta série! Recomendo vivamente!

Nota: De acordo com a editora TopSeller este é o 3.º livro da Série Segundo Cross, contudo se pesquisarmos no Goodreads, este é o 14.º volume da série internacional, com este protagonista. Em Portugal, só temos (ainda) acesso a alguns livros desta série, mas as histórias são sempre diferentes e muito originais, o que nos permite acompanhar esta série sem problemas!

Classificação: 7*

Anúncios

Um comentário a “Opinião: Alex Cross – A Caça de James Patterson

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s