Opinião: Perigo na Casa do Fundo de Agatha Christie

Livro: Perigo na Casa do Fundoperigo_na_casa_do_fundo

Autora: Agatha Christie

Páginas: 188

Sinopse: Nick não é um nome vulgar numa mulher. Mas Nick Buckley não é uma jovem vulgar. Mais invulgar ainda é a quantidade de “acidentes” de que tem sido vítima: numa traiçoeira encosta da Cornualha, os travões do seu carro falham; mais tarde, num caminho costeiro, serão apenas alguns os centímetros que a separarão de uma derrocada; por fim, escapa por pouco quando um pesadíssimo quadro cai e quase a esmaga durante o sono. Serão estes “acidentes” meras coincidências?
Após ter descoberto um buraco de bala no chapéu de Nick, Hercule Poirot decide que a jovem precisa da sua protecção. E começa a deslindar o mistério de um assassinato que não foi cometido. Ainda…

Opinião:

Hercule Poirot é um dos personagens literários mais conhecidos no mundo e o mais famoso de Agatha Christie. Este agente reformado da polícia belga é dotado de uma excentricidade única, quer nas suas características físicas, quer nas suas qualidades mentais – ou “celulazinhas cinzentas” como várias vezes menciona. Este detective, não adere a métodos de investigação vulgares, por sua vez apoia o seu raciocínio lógico no estudo da “psicologia do criminoso”, o que torna a narrativa mais emocionante e surpreendente.

Neste caso em específico, temos a eminência de um crime que se desenvolve de forma regular e emocionante. A escrita é factual e pontuada por uma organização que só Agatha Christie consegue impor. O final é, como sempre nos livros desta escritora, uma surpresa onde todas as teorias se juntam e o assassínio é quem menos se espera.

Um livro povoado por uma casa rodeada de mistério, uma vítima e vários suspeitos “aparentes” e pelo humor inteligente e muito subtil de Hastings e Poirot. São tudo bons ingredientes para uma leitura muito agradável com o selo de qualidade de Agatha Christie. Adorei mais uma vez!

Como nota final menciono que Perigo na Casa do Fundo (Peril at End House) foi adaptado para teatro em 1940, em Londres e em 1990 foi adaptado para televisão.

Classificação: 6*

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s