Opinião: Alex Cross de James Patterson

 

Livro: Alex Cross (Segundo Cross, Vol.1)alex cross

Autor: James Patterson

Páginas: 384

Sinopse: Alex Cross era uma estrela em ascensão na Polícia de Washington DC quando um desconhecido assassinou a sua mulher, Maria, à sua frente.
Anos mais tarde, Alex deixou as forças de segurança e regressou à carreira de psicólogo, revelando-se um bem-sucedido escritor de livros policiais. A vida com a sua avó, Nana Mama, e os filhos Damon, Jannie e o pequeno Alex parece correr na perfeição, e o detetive admite mesmo viver um novo amor.
É nesta fase que John Sampson, o seu antigo parceiro na Polícia, lhe pede ajuda para capturar um perigoso criminoso. Cross regressa então à ação, sem saber que se prepara para enfrentar o assassino da sua própria mulher.
Tem início a busca pelo homicida mais astuto e psicótico que jamais enfrentou, que o vai empurrar perigosamente para o ponto de rutura.

Opinião:

A minha estreia com James Patterson não podia ter corrido melhor! Ultimamente, os policiais são o género literário que mais me cativa e James Patterson apresenta-nos um protagonista forte, determinado mas simultaneamente – e que o torna mais atraente – sensível aos outros e ao mundo que o rodeia! A escrita é forte e simples. Os capítulos são curtos e sucintos, o que cria uma carga dramática e aumenta o suspense do que vai acontecer a seguir.

Falei no herói da trama, mas tenho de realçar, também, o vilão – o Carniceiro – que tem tanto, ou mais, protagonismo como o próprio Alex Cross. A construção desta personagem (e a forma como é apresentada) contribui fortemente para um aumento do mistério e atração da narrativa. Apesar de ser um vilão horrível, com traços que roçam a monstruosidade, James Patterson consegue, em pequenos momentos, mostrar-nos uma parte humana deste assassino terrível.

De acordo com a informação da editora que publicou o livro, este é o primeiro volume da série policial intitulada Segundo Cross. Contudo, de acordo com o goodreads este é o décimo segundo volume de uma colecção com este protagonista. De qualquer maneira, a história é perfeitamente perceptível, mesmo para quem nunca tenha lido nada sobre Alex Cross (como é o meu caso). Adorei e espero ler os próximos volumes em breve!

Classificação: 6*

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s