Opinião: A Menina que Nunca Chorava de Torey Hayden

 

Livro: A Menina que Nunca Choravaa menina que nunca chorava

Autora: Torey Hayden

Páginas: 272

SinopseApós ter figurado semanas consecutivas nas tabelas de livros mais vendidos em Portugal, A Criança Que Não Queria Falar é alvo de uma continuação. Com 8 500 000 exemplares vendidos no Reino Unido relativos ao primeiro livro, traça a história verídica de uma criança vítima de abusos que deixou de comunicar com o mundo. Neste segundo volume, encontramos Sheila já com treze anos e a professora que a ajudou na altura a lidar com o seu bloqueio. Inicialmente a adolescente mal se recorda da professora mas lentamente as memórias vêm à superfície reavivando sentimentos hostis como o abandono, insegurança e experiências traumáticas. Apesar de ser um relato com contornos negros, traz-nos surpreendentemente uma versão vencedora de coragem e perseverança. Inicialmente a autora não quis escrever a sequela, mas contrariamente às expectativas e num tributo a Sheila publicou a continuação de uma história de vida comovente.

Opinião:

Este livro é a continuação de A Criança Que Não Queria Falar e volta a colocar-nos na vida difícil e conturbada de Sheila. O relato é feito pela professora, Torey Hayden, de uma forma muito simples e concisa. Mas também emocionante e verdadeira.

Neste segundo livro, acompanhamos o percurso de Sheila e saciamos algumas curiosidades e questões que tinham ficado do livro anterior. É muito fácil de ler e com uma mensagem muito positiva no geral. Faz-nos pensar e reflectir sobre muitas questões da sociedade hoje em dia, e do tipo de protecção e cuidados que as crianças consideradas “em risco” têm por parte do sistema de saúde e/ou educacional. Reforça a importância do papel dos professores e funcionários na vida das crianças. É uma história de vida profundamente comovente e que recomendo vivamente.

Classificação: 5*

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s