Opinião: Segue o Coração, Não Olhes Para Trás de Lesley Pearse

 

Livro: Segue o Coração, Não Olhes Para Trássegue o coração

Autora: Lesley Pearse

Páginas: 784

Sinopse: Aquele podia ter sido um dia como tantos outros na vida de Matilda, uma pobre vendedora de flores. Mas aquele é o dia em que Matilda salva a vida de uma criança e recebe a mais preciosa das dádivas: a oportunidade de fugir da miséria e construir uma nova vida. Em breve trocará os bairros degradados de Londres pelos recantos misteriosos de Nova Iorque, as planícies do Oeste Selvagem e a febre do ouro em São Francisco. Munida apenas da sua coragem, beleza e inteligência, a jovem está apostada em ditar o seu destino, nem que para tal tenha de lutar contra tudo e todos.
A sua rebeldia condena-a à solidão. Mas um dia também ela viverá as emoções de um verdadeiro amor. Um amor que terá de suportar a separação, a guerra e os tormentos do nascimento de uma nova nação. Será no Novo Mundo que Matilda vai aprender o que a sua infância não lhe ensinou: que todos nascem iguais, que a coragem e a generosidade são o que de mais nobre pulsa no coração humano, e que, por mais doloroso que seja, a vida tem de continuar e nunca se deve olhar para trás…

Opinião:

Existem personagens de livros que nos marcam profundamente e que iremos recordar durante muito tempo: Matilda Jennings é, para mim, uma dessas personagens! Pela sua determinação, carácter, força e compaixão pelos outros.

O romance é maravilhoso, mas confesso que chorei mais neste livro, do que em todos os outros que li neste ano inteiro. Solucei que me fartei no final e resmunguei (interiormente e com a escritora) sobre o destino de algumas personagens pelas quais me fui afeiçoando (criar afeição por personagens fictícias é algo que me acontece com alguma frequência!). Apesar das muitas mortes que ocorreram e que me deixaram triste, houve uma em particular (Sidney!) que me custou muito, e que encerra uma ironia muito profunda, que só percebi após terminar o livro e parar para reflectir. É a conhecida e cruel, ironia do destino!

Matilda representa todas aquelas mulheres que numa época conturbada, enfrentaram as normas sociais e lutaram pelos direitos dos menos privilegiados, pela erradicação do racismo e pela igualdade de direitos entre homens e mulheres. As dificuldades que esta mulher enfrenta, ao longo de todo o livro, são terríveis e, por vezes, difíceis de conceber. Todavia, a força que emana desta personagem é contagiante. Lesley Pearse tem o dom de cativar o leitor, mas acima de tudo, de deixar testemunhos e mensagens poderosas.

Obrigada Ana pelo empréstimo! É um livro maravilhoso, que recomendo vivamente!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s