Opinião: O Inferno de Gabriel de Sylvain Reynard

 

Livro: O Inferno de Gabriel (Livro 1, O Inferno de Gabriel)o inferno de gabriel

Autora: Sylvain Reynard

Páginas: 512

Sinopse: O enigmático e sedutor professor Gabriel Emerson é um reputado especialista na obra de Dante. Mas à noite dedica-se a uma vida de prazer sem limites, não hesitando em usar a sua beleza de cortar a respiração para manipular as mulheres a satisfazerem cada capricho seu. Talvez por isso se sinta torturado pelo passado e consumido pela crença de que está para lá de qualquer salvação. Quando a jovem Julia Mitchell se inscreve como sua aluna de pósgraduação, Gabriel não consegue ficar indiferente. Ela é linda, deliciosamente inocente, um diamante em bruto para ele polir. Sempre que Julia se apercebe do olhar de predador dele, espera sentir receio, mas o que verdadeiramente sente é uma estranha luxúria que a assusta. Desejando desesperadamente possuí-la, Gabriel põe em perigo não só a sua carreira, como ameaça desenterrar segredos de um passado que preferia manter oculto. Uma história inebriante sobre amor proibido, luxúria e redenção, O Inferno de Gabriel retrata a jornada de um homem que procura escapar do seu próprio inferno pessoal enquanto tenta conquistar o impossível: perdão e amor.

Opinião:

Este é o primeiro livro de uma trilogia criada pela escritora anónima, de nacionalidade canadiana, que escreve sob o nome de Sylvain Reynard. É um romance que tem como base a vida e obra do poeta e escritor italiano, Dante Alighieri. A analogia entre o poeta e este romance é feita de uma forma subtil e acessível, mesmo para quem não tenha conhecimentos aprofundados sobre este escritor italiano (que é o meu caso).

Contudo, confesso, que tive alguma dificuldade em estabelecer empatia com as personagens. No início, Gabriel fez-me lembrar um dos personagens dos romances das irmãs Brönte, devido ao mau feitio e ao modo taciturno com que abordava as pessoas. Posteriormente, este personagem sofre uma alteração de carácter, de tal maneira drástica, que levei algum tempo a acreditar na veracidade das suas palavras e atitudes.

Esta escritora aborda muitas questões (de forma subtil e nem sempre perceptível) da condição humana: quer físicas (luxúria e sexo), quer espirituais (fé e redenção). O romance é muito centrado em Gabriel e em Julia. Fiquei muito curiosa com outras personagens que não foram tão abordadas, como Paul, Rachel e Aaron. Os diálogos das personagens principais pareceram-me por vezes extensivos e com muitas questões existenciais. A escrita é sensual e minuciosa.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s