Opinião: O Exorcista de William Peter Blatty

 

Livro: O Exorcistao_exorcista

Autor: William Peter Blatty

Páginas: 344

Sinopse: “Publicado pela primeira vez em 1971, O Exorcista tornou-se não só um fenómeno literário como um dos livros mais assustadores e controversos alguma vez escritos. A história centra-se em Regan, a filha de doze anos de Chris MacNeil, uma ocupada actriz que reside em Washington D.C. A criança aparenta estar possuída por um demónio ancestral e cabe a dois padres a dura tarefa de o exorcizar, arriscando a sanidade e a própria vida. O Exorcista transcendeu as páginas escritas e saltou para o grande ecrã, onde se tornou uma referência incontornável do cinema. Mas se pensa que o filme é assustador, leia o livro. Até porque o filme nem chega a aflorar a ponta do iceberg! Propositadamente crua e profana, O Exorcista é uma obra com a capacidade de nos chocar, levando-nos a esquecer que “”é apenas uma história””.”

Opinião:

Ok, confesso que estava com receio de ler este livro (por nenhuma razão em particular, simplesmente porque sou uma medricas), mas a realidade é que a partir do momento em que o comecei a ler, não o consegui largar. Com uma escrita muito inteligente, o escritor e realizador norte-americano William Peter Blatty, tornou este livro num fenómeno literário e só agora percebi porquê.

Nunca vi o filme, mas este livro posso dizer-vos que me deixou os cabelos em pé. Tive inclusive a sensação, muitas vezes, de estar a ver um filme e não a ler um livro, tal era a carga dramática e real da sua escrita. Ao longo do livro existem cenas muito fortes e uma linguagem que pode intimidar os leitores mais sensíveis. Todavia, a escrita é cativante e não nos deixa descansar enquanto não soubermos o que vai acontecer a seguir.

As personagens são todas elas um elo de ligação para tudo o que acontece ao longo da trama. Estão muito bem construídas e contribuem para a tensão, quase plausível, da escrita. O trabalho do escritor está bem patente e volto a elogiar a sua escrita que é peculiar e diferente de tudo o que já li. O final foi, para mim, imprevisível, mas também difícil de digerir! Adorei … mas ainda tenho os cabelos em pé… lol

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s