Opinião: E Depois … de Guillaume Musso

 

Livro: E Depois …e depois

Autor: Guillaume Musso

Páginas: 300

Sinopse: 

E se alguém lhe dissesse que ia morrer?
Nova Iorque, terraço do Empire State Building, 23: 
“- Nathan, repara no rapaz do anoraque laranja. 
– Caramba, Garrett, porque é que devo olhar para ele? 
– Porque ele vai morrer. 
Em menos de um minuto, o adolescente dá um tiro na cabeça”. 

É assim que Nathan Del Amico, um brilhante advogado nova-iorquino, descobre o estranho dom de Garrett Goodrich. Quem é Garrett Goodrich? Um reputado cancerologista, director de um importante centro de cuidados paliativos. Não parece ser um iluminado, mas diz-se capaz de prever a morte. Diz ter “uma missão”: acompanhar aqueles que vão morrer até às fronteiras do outro mundo, para que deixem a vida em paz consigo mesmos. Perturbado, Nathan compreende que Garrett entrou em contacto com ele para o preparar a morrer. Numa corrida contra o tempo, Nathan tenta reparar os seus erros passados. Mas será que podemos, no espaço de alguns dias, reconstruir toda uma vida? Guillaume Musso apresenta-nos um romance denso, mágico, envolvente, que aborda temas graves com uma leveza surpreendente. Verdadeiro hino à vida, é ainda uma formidável história de amor entre um homem preso no turbilhão da ascensão social, a mulher que ele quer reconquistar e uma filha por quem tem de viver a vida dela forma mais intensa possível.; Assistimos ao nascimento de um estilo Musso, onde revemos a emoção de um Marc Lévy, a capacidade de encenação de uma Patricia Cornwell e uma intriga com ecos de Sexto Sentido…

Opinião:

Guillaume Musso é um dos autores franceses mais conhecidos de hoje. Já vendeu mais de um milhão de cópias em França e os seus livros já foram traduzidos em mais de vinte línguas. Esta é a minha estreia nos romances deste escritor.

Este livro é um apelo à vida e à importância que é aproveitar cada momento de forma espontânea e desprendida. Reforça a importância de cuidarmos e valorizarmos aqueles que amamos enquanto percorremos este caminho que designamos Vida! Os conceitos de Vida e Morte são os temas mote deste livro e o quão insignificante e superficial se torna o mundo material perante a importância de uma alma e consciência tranquilas.

A escrita é metódica e muito acessível. O romance está muito bem construído, cheio de significados nas entrelinhas, e agarra-nos desde o primeiro momento. Um livro intenso, que nos faz pensar e reflectir no que é, verdadeiramente, essencial na Vida! São colocadas muitas questões ao longo do livro: será esta Vida apenas o que nos resta? Haverá algo mais depois da morte?. São questões profundas abordadas de uma forma simples e sem preconceitos, por este escritor.

Gostei muito! É um livro diferente, desafiante, e por isso mesmo adorei e recomendo!

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s