Opinião: A Virgem Cigana de Santa Montefíore

 

Livro: A Virgem Ciganaa virgem cigana

Autora: Santa Montefíore

Páginas: 348

Sinopse: Mischa conhece bem a sensação de abandono. O seu pai alemão desapareceu no final da guerra, deixando-o e à mãe entregues ao ódio e ao desprezo dos outros habitantes da vila francesa. O seu padrasto também desapareceu, sem uma palavra. E estas são as cicatrizes que marcarão para sempre este homem. Só quando a mãe morre, deixando um célebre quadro do Ticiano, que Mischa nunca sonhou existir, no seu testamento, é que Mischa parte em busca do seu próprio passado. Regressa à vila francesa e desvenda o mistério da Virgem Cigana.

Opinião:

Já tenho este livro na minha estante à uns bons meses, mas só agora lhe peguei. Comprei numa daquelas promoções, leve 2 pague 1, e não me arrependo. Só tenho pena de não ter lido mais cedo.

A acção da história divide-se em dois momentos: 1985, momento presente do livro e 1948, onde temos acesso à infância de Mischa e também à minha parte preferida da história. Muitos são os ingredientes desta história: um castelo francês com um segredo escondido, um senhor da guerra nazi com uma paixão pela arte, uma comunidade perversa e um padre sinistro numa França de patriotas e traidores, e um menino e a sua bela mãe que vivem nessa comunidade e são postos de parte por, praticamente, todos os seus habitantes. Até à chegada de um enigmático americano que surge, cheio de magia e mistério, na vila de Bordéus e muda para sempre a vida de todos os seus habitantes.

A história é contada sobre a perspectiva de Mischa, quer enquanto criança, quer mais tarde, enquanto homem. O título do livro tem a ver com o segredo que se encontra escondido nas entrelinhas da história e que só no final do livro conseguimos perceber.

Santa Montefíore é uma autora inglesa que já vendeu mais de 20.000 livros em Portugal e a sua escrita romântica, deliberada e algo desafiadora é, sem dúvida, a razão de tal sucesso. Gostei Muito!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s