Opinião: Qualquer Coisa de Bom de Sveva Casati Modignani

 

Livro: Qualquer Coisa de Bomqualquer coisa de bom

Autora: Sveva Casati Modignani

Páginas: 343

Sinopse: A leitura do testamento de Alessandra Pluda Cavalli vai provocar um tremendo choque ao seu marido, Franco, e aos seus três filhos. A parte mais substancial do património vai na verdade para Ludovica Magnasco, porteira do prédio em que vive a família Cavalli.Ludovica, a quem todos chamam Lula, sente-se igualmente perturbada por este legado, cujo significado não consegue alcançar. Lula, que tem tido a sua conta de adversidades, é amada e respeitada por todos os moradores do prédio graças à sua inteligência e bom carácter.Mas tal não é suficiente para explicar o que terá levado Alessandra a deixar-lhe aquela fortuna. Certamente que não foram as pequenas delicadezas com que por vezes Lula a agraciava, nem tão-pouco as confidências que trocavam. A explicação, que tem as suas raízes num segredo de família desde sempre guardado com zelo, afecta-a e perturba-a, mas não altera as suas convicções: o dinheiro só nos ajuda a viver melhor se o usarmos também para nos tornarmos úteis ao próximo.A indicar-lhe o caminho certo está agora o acaso, que cruza o seu destino com o do fascinante Guido Montini, um reputado veterinário dedicado a acções de voluntariado. Juntos formam um casal magnífico e têm a possibilidade de fazer algo de verdadeiramente bom… Com este seu último romance, Sveva Casati Modignani presenteia os leitores com uma história em que os momentos dramáticos se alternam com momentos de humor subtil e passagens plenas de ternura e nostalgia, mas onde prevalece sobretudo uma sincera solidariedade para com quem nos rodeia e mais precisa de nós.

Opinião:

Sveva Casati Modignani é italiana e autora de uma longa lista de best-sellers. Este livro marca a minha estreia na leitura das suas obras.

Com uma escrita simples, acessível e bem humorada, esta escritora preenche as páginas dos seus livros com histórias de relações familiares, amor, amizade e receitas italianas de dar água na boca. Adorei a personagem feminina com uma personalidade forte, vincada mas simultaneamente humilde e com alegria de viver, mesmo nas piores situações. A sua fé na vida e nas pessoas é comovedora e uma delícia de se ler. Lula é porteira de um prédio onde as histórias de cada um dos moradores se cruzam e nos proporcionam alguns momentos hilariantes.

Tudo muda na vida de Lula quando esta descobre que recebeu uma herança de uma das moradoras do prédio onde trabalha. Durante o livro descobrimos o porquê e revivemos as histórias por detrás desta decisão.

Gostei muito! Foram momentos de leitura muito bons e confortantes. Recomendo a todos os que gostam de um bom romance histórico e de receitas italianas cheias de sentimento.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s