Opinião: O Fantasma dos Canterville e Outros Contos de Oscar Wilde

 

Livro: O Fantasma dos Canterville e Outros Contoso fantasma de anterville

Autor: Oscar Wilde

Páginas: 192

Sinopse: O Fantasma dos Canterville é uma história divertida onde o grande escritor de língua inglesa parodia as velhas lendas de fantasmas ao mesmo tempo que leva o leitor a refletir sobre questões tão sérias como o bem, o mal, o amor, a morte e as relações entre pessoas de diferentes culturas, ou, no caso do próprio Fantasma, de diferentes mundos.
Notavelmente traduzido por Jorge Silva Melo, neste livro estão incluídos os contos “O Pescador e a Sua Alma”, “O Dia de Anos da Infanta”, “A Esfinge sem Segredo” e “O Crime de Lorde Arthur Saville”.

Opinião:

Oscar Wilde nasceu em Dublin, Irlanda e foi talvez o mais importante dramaturgo da época vitoriana. Este livro reúne 5 contos:

O Fantasma dos Canterville: À partida uma história de fantasmas é assustadora. Esta não! Este conto é hilariante e tem momentos de muito bom-humor, contudo aborda algumas questões inerentes à morte e à própria vida que nos faz pensar. Um fantasma que se assuta mais com os vivos do que os vivos com o fantasma. Um conto com ironia e mensagens escondidas nas entrelinhas.

O pescador e a sua alma: Uma lenda de um pescador que se apaixona por uma sereia. Todavia, para se juntar a ela no fundo do mar tem de ficar sem alma. Pois o seres do mar não têm alma. Destas premissas inicia-se um conto lindíssimo que nos mostra o que é uma alma só e perdida, uma alma sem coração e nas consequências que daí resultam.

O dia de anos da Infanta: Este conto mostra-nos o verdadeiro significado da beleza. Não a beleza física, aparente ou fútil. Mas a beleza que vem de dentro e o sofrimento de quem é desprezado pelo mundo por não ser “bonito” dentro do estereótipo da sociedade. De todos os contos, para mim este foi o mais triste.

A esfinge sem segredo: A mensagem neste conto é que nem sempre conhecemos quem nos cerca. Ou talvez conheçamos mas não nos apercebemos de tal. Com alguma ironia e suspense à mistura, é um conto com um final infeliz, ou talvez não!

O crime de Lorde Arthur Saville: Podemos fugir ao nosso futuro? Teremos nós que cumprir algo de medonho, mesmo que não queiramos só porque assim está destinado? Estas foram algumas das questões abordadas neste conto. Um crime, um Lorde, um quiromante e um destino traçado revelam-nos um conto inebriante.

Com uma escrita clássica, detalhada e pormenorizada Oscar Wilde apresenta-nos neste livro com 5 contos que valem a pena ler pelas histórias e pelas mensagens inerentes. Adorei!

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s