Opinião: O Retrato de Rose Madder de Stephen King

 

Livro: O Retrato de Rose Madderrose madder

Autor: Stephen King

Páginas: 496

Sinopse: Ao fim de 14 anos de um casamento terrível Rose Daniels resolve fugir de casa. Refugia-se numa pequena cidade mas continua a viver aterrorizada com a possibilidade do marido a encontrar, pois é um investigador persistente além de ter uma louca obcessão por Rose, tornando-o um monstro de crueldade quase mítico. Para escapar a esse poder quase mítico Rose terá de compactuar e transformar-se numa mullher que nunca desejou ser: Rose Madder.

Opinião:

Stephen King é apelidado por muitos de «mestre do terror» e conta hoje com mais de 300 milhões de exemplares vendidos em mais de trinta países.

O Retrato de Rose Madder conta-nos a história de Rose Daniels, vítima de violência doméstica nas mãos de um marido doentio e obcecado, Norman Daniels, detective de profissão. Um dia, após 14 anos de maus-tratos, Rose decide fugir e é acolhida numa casa de mulheres maltratadas pelos maridos e começa uma nova vida. Um dia ao entrar numa loja de penhores Rose apaixona-se por um quadro que decide comprar. Simultaneamente conhece Bill com que virá a ter um relacionamento. Mas quando tudo parece correr bem, Norman aparece e o quadro será a sua salvação …

A escrita deste livro é marcadamente masculina, com contornos algo macabros, excêntricos e diferentes! Este foi o primeiro livro que li deste autor, por isso não tinha qualquer expectativa do que ia encontrar. A personagem de Norman é horrível mas muito bem delineada por este autor, com rasgos de loucura e de uma obsessão doentia. O quadro é uma presença sobrenatural e que transcende o que é real na história, mas simultaneamente é a chave para a resolução de toda a trama.

A escrita é bastante rica nos pormenores e perspicaz do ponto de vista das personagens. É esta a razão pela qual é um dos escritores mais vendidos do mundo. Consegue chocar-nos, aterrorizar-nos e fazer-nos sorrir com um (moderado) humor negro. Gostei!

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s