Opinião: Sobre o Céu e a Terra de Jorge Bergoglio e Abraham Skorka

 

Livro: Sobre o Céu e a Terra – As reflexões do novo Papa sobre a família, a fé e o papel da Igreja.entre o céu e a terra

Autores: Jorge Bergoglio (Papa Francisco) e Abraham Skorka

Páginas: 224

Sinopse: Deus, o diabo, o aborto, o divórcio, a mulher, a eutanásia, as religiões e o diálogo inter-religioso, entre outros, são alguns dos temas fundamentais abordados neste livro. Através de longas e esclarecedoras conversas com o amigo Abraham Skorka, um rabino, o novo Papa partilha a sua visão do mundo e o futuro da religião e assume as suas opiniões sobre os principais temas da actualidade, mesmo os mais polémicos. O novo líder da igreja católica revela ainda a sua posição, frontal e sincera, sobre a política e o poder, o comunismo e o capitalismo, o dinheiro, o Holocausto e o conflito israelo-árabe, entre outras.

Sobre o Céu e a Terra é um livro revelador do que será a igreja do Papa Francisco, que se antevê desde já revolucionária.

Opinião:

Gosto de livros que me desafiem a pensar de forma diferente ou, pelo menos, a ver um determinado assunto de uma outra perspectiva. Este é um desses livros.

Trata-se de uma conversa entre Jorge Bergoglio – atual Papa Francisco – e Abraham Skorka – rabino e autor de várias publicações na sua especialidade, onde são abordados muitos temas da sociedade atual. Confesso que tenho empatia pelo atual papa – mais do que tinha por Bento XVI. João Paulo II é inesquecível, mas Jorge Bergoglio está a destacar-se (na minha opinião) pela positiva. Jorge Bergoglio tem um discurso muito humilde e livre de qualquer julgamento, independentemente de com quem fala, e isso é algo que admiro.

É um livro fundamental para conhecermos os pensamentos do Papa Francisco e onde são dadas respostas claras e reveladoras do novo pontífice às questões mais relevantes da nossa sociedade. Gostei muito, fez-me pensar, reflectir e reformular algumas das minhas ideologias.

Deus encontra-se caminhando, andando, quando o procuramos e deixamos que Ele nos procure. (…) A experiência primordial é a do caminho.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s