Opinião: As Vinhas da Ira de John Steinbeck

 

Livro: As Vinhas da IraAs vinhas da Ira

Autor: John Steinbeck

Páginas: 552

Sinopse: Esta obra, que valeu o prémio Pullitzer a John Steinbeck, trata do êxodo de uma família de lavradores que, vendo-se reduzida à miséria por uma tempestade de areia em Oklahoma, resolve emigrar para a Califórnia. A luta que todos os membros da família sustentam na sua exaustiva jornada contra os elementos e os homens e, até, contra o próprio meio de transporte, a coragem de que dão provas, a generosidade de alma que afirmam, a humaníssima capacidade de, apesar de tudo, fraternizarem uns com os outros e com os seus semelhantes trazem um sopro de epopeia, raro, mesmo hoje, em livros de idêntica ou parecida inspiração.

Opinião: Tinha este livro na minha estante há anos. Já tinha feito duas tentativas para o ler mas sem efeito. Contudo, o ano passado decidi pegar-lhe e a verdade é que tirei muito prazer da sua leitura. Este clássico americano, trata dos efeitos da grande depressão de 1929 de pequenas famílias de fazendeiros do Oeste americano. Relata a história de uma família pobre do estado de Oklahoma que se vê obrigada a abandonar as suas terras, devido à chegada do progresso, traduzido pela compra de tractores e máquinas. Este factor tornou obsoleto o trabalho manual do campo e forçou-os a rumar em direcção à Califórnia, à procura de trabalho e de uma nova vida. Gostei muito da escrita meticulosa e descritiva de John Steinbeck, da sua ironia e da crítica subtil do seu texto.

Curiosidade: John Steinbeck foi prémio nobel da literatura em 1962. Este clássico é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura.

Advertisements

Um comentário a “Opinião: As Vinhas da Ira de John Steinbeck

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s