Opinião: Amor em Terra de Chamas de Jean Sasson

 

Livro: Amor em Terra de ChamasAmor em terra de chamas

Autora: Jean Sasson

Páginas: 384

SinopseQuando Joanna al-Askari se apaixonou pelo homem que escreveu estes versos, dificilmente poderia imaginar as alegrias – e os desafios – que estariam à sua espera quando se juntasse a ele para casar e lutar pela independência do Curdistão. Dos bombardeamentos iraquianos ao ataque químico que a deixou temporariamente cega, Joanna viveu na pele o terror instilado pelo regime de Saddam Hussein. Viu morrer família, amigos e um filho por nascer. Sobreviveu às mais terríveis provações, chegando a ficar soterrada debaixo de escombros e a arriscar a vida numa fuga que a obrigou a atravessar a mais alta montanha do Iraque. Tudo por amor. Amor a um homem e a uma causa.

Opinião: Li este livro no início deste ano e confesso que foi uma agradável surpresa. Jean Sasson é uma escritora muito talentosa e com a capacidade de nos passar aromas, tradições e costumes de culturas totalmente diferentes. Este livro aborda a luta de homens e mulheres pela independência do Curdistão (região distribuída na sua maior parte na Turquia e o restante no Iraque, Irão, Síria, Arménia e Azerbeijão). Para além da parte histórica, que desconhecia, surpreendeu-me o relato verídico de Joanna al-Askari pela sua coragem e persistência. Passou por momentos de horror, quase perdeu a visão e sobreviveu aos ataques químicos ordenados por Saddam Hussein. Chocou-me alguns dos pormenores da vida dura de alguns dos homens e mulheres no Iraque e na cultura tão diferente da nossa. É sem dúvida, o retrato de uma mulher de coragem, rodeado de romance, luta e pequenas doses de Bom-Humor. Adorei!

Curiosidade: Jean Sasson nasceu nos Estados Unidos da América, contudo foi morar na Arábia Saudita em 1978, onde trabalhou no Hospital Especializado e Centro de Pesquisas Rei Faisal em Riad, na área da administração.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s